• Home
  • Detecção de fumaça

Detecção de fumaça

É o  sistema que detecta a presença de fumaça no ambiente, acionando então o restante do sistema, que conta com alarmes e equipamentos de supressão.


Detalhes sobre o sistema de detecção de fumaça

O sistema de detecção de fumaça não detecta sinais de presença de gás ou calor excessivo, concentrando-se somente na presença de fumaça gerada por princípios de incêndio. Após a identificação da ameaça, são acionados os alarmes da central (que podem ser visuais, sonoros ou audiovisuais), para que as pessoas fiquem cientes do problema, bem como a brigada de incêndio, para que as providências de supressão e evacuação sejam tomadas.

No sistema de detecção de fumaça, há os sensores, que são compostos por circuitos eletrônicos responsáveis pelo acionamento do alarme. Há vários tipos de detectores de fumaça, que são ideais para diferentes ambientes, contando com sensores óticos, iônicos ou fotoelétricos.

Enquanto o sensor ótico é ativado pela presença de fumaça visível, o sensor fotoelétrico, que faz parte do sistema de detecção de fumaça, conta com uma fonte de luz em um de seus lados, tendo em outro o sensor fotoelétrico - que transforma luz em eletricidade. 

Essa fonte de luz, quando interrompida pela presença de fumaça no ambiente, aciona o disparador do alarme. Já o sensor iônico é composto por uma fonte elétrica conectada a uma câmara de ionização, que contém ar e uma quantidade específica de Amerício 241, que emite uma radiação em níveis inofensivos. 

Esse tipo de sistema de detecção de fumaça conta com duas placas metálicas energizadas e o ar ionizado ali presente conduz a eletricidade entre ambas as placas, interrompendo a corrente quando a fumaça penetra em sua câmara.

Obras realizadas

[latest][5][recentright]